segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIA DE FINADOS E ESPIRITISMO


                                

Pergunta: Estamos nos aproximando do dia 2 de novembro, que é considerado um dia dedicado aos mortos, aos finados. O respeito da legislação vigente chega inclusive a declarar a data como feriado nacional, no intuito de que as pessoas possam prestar suas homenagens ao parentes e conhecidos já desencarnados. Os espíritas são naturalmente questionados a respeito do assunto. Como a Doutrina Espírita encara este tema?
Resposta: Realmente o tema desperta algumas dúvidas. Mesmo alguns companheiros espíritas perguntam se devem ou não ir aos cemitérios no dia 2 de novembro, se isto é importante ou não. Antes de tudo, lembremos que o respeito instintivo do homem pelos desencarnados, os chamados mortos, é uma conseqüência natural da intuição que as pessoas têm da vida futura. Não faria nenhum sentido o respeito ou as homenagens aos mortos se no fundo o homem não acreditasse que aqueles seres queridos continuassem vivendo de alguma forma. É um fato curioso que mesmo aqueles que se dizem materialistas ou ateus nutrem este respeito pelos mortos.
Embora o culto aos mortos ou antepassados seja de todos os tempos, Leon Denis nos diz que o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, antigo povo que viveu na região que hoje é a França. Os druidas, um povo que acreditava na continuação da existência depois da morte, se reuniam nos lares, não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.
A noção de imortalidade que a maioria das pessoas tem, no entanto, ainda é confusa, fazendo com que as multidões se encaminhem para os cemitérios, como se o cemitério fosse a morada eterna daqueles que pereceram. O Espiritismo ensina o respeito aos desencarnados como um dever de fraternidade, mas mostra que as expressões de carinho não precisam ser realizadas no cemitério, nem é necessário haver um dia especial para que tais lembranças ou homenagens sejam realizadas.
Pergunta: Mas a tristeza é natural, não?
Resposta: Sim, mas não permitamos que a saudade se converta em angústia, em depressão. Usemos os recursos da confiança irrestrita em Deus, da certeza de Sua justiça e sua bondade. Deus é Amor, e onde haja a expressão do amor, a presença divina se faz. Vamos permitir que essa presença acalme nosso coração e tranqüilize nosso pensamento, compreendendo que os afetos verdadeiros não são destruídos pela morte física, não são encerrados na sepultura. Dois motivos portanto para não cultivarmos a tristeza: sentimos saudades – e não estamos mortos; nossos amados não estão mortos – e sentem saudades...Se formos capazes de orar, com serenidade e confiança, envolvendo a saudade com a esperança, sentiremos a presença deles entre nós, envolvendo nossos corações em alegria e paz.

Referências:
O Livro dos Espíritos -ALAN KARDEC
Quem tem medo da morte? – Richard Simonetti

(TRECHO RETIRADO DO SITE CVDEE)

"A VIDA CONTINUA"...

                                        


                      A Campanha de Divulgação ‘A Vida Continua’...,tem como objetivo levar às pessoas,que visitam os túmulos de seus familiares,consolo e esclarecimento acerca da “Imortalidade da Alma”.Campanha essa, que se estende a muitos estados do Brasil.Nós ,do Núcleo Espirita Casa da Paz,  estaremos no dia 02/11/2011 no Cemitério de Russas distribuindo essas mensagens em dois horários:


Pela manhã a partir de 6:00 hs;

À tarde a partir das 16:00 hs.
                     

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIVALDO FRANCO.



divaldo_3

SEMINÁRIO COM JACOB MELO EM FORTALEZA.

JACOB_MELO_6

II SEMANA ESPÍRITA DE RUSSAS

Olá!!!


Faltam pouco mais de 15 dias para o início da II semana Espírita de Russas - SER, que acontecerá do dia 12 de novembro e se estenderá até o dia 20 de novembro de 2011. A "SER" terá por tema "O melhor é viver em Família: aperte mais esse laço" e contará com oradores espíritas renomados como Nonato Albuquerque e Jorge Fontelles, e da nova geração tais como Expedito Jr. Sandia Garcia Teobaldo, Edí Carlos R. de Oliveira e Fátima Roberto.

Participe deste importante momento de reflexão sobre a família.

                          

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MENSAGEM SOBRE O EVANGELHO




Evangelho no Lar



O QUE É O EVANGELHO NO LAR?


O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.

Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.

Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós.

É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obssessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.

POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR? 



O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras (Richard Simonetti). Atrai os bons e afasta ou esclarece os maus espíritos.

Conduz-nos a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência. 

Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossa mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz. 

Com o Evangelho no Lar formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.

Além da ajuda que essa prática proporciona no programa espiritual de todo o grupo familiar, estende a caridade aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados a mudar com o nosso exemplo Quantos espíritos igualmente se beneficiam com essa fonte de luz!


Como fazer o Evangelho no Lar ?

1. Escolha o dia de sua preferência. Sugerimos um dia de fácil memorização, por exemplo, segunda ou sexta-feira.

2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.


3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos integrantes do Evangelho.

4. Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho.


5. Fazer a prece de abertura, a que toque mais fundamente o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é, repetimos, o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina.


6. Após, fazer uma leitura breve de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Comentar com palavras próprias o trecho lido. No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente pois que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados.


7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco. O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de Espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser jamais solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados a lembrar missas e demais cultos.


8. Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção do pequeninos, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura. Sugerimos aqui os livros Fonte Viva e/ou Pão Nosso, de Emmanuel, Agenda Cristã e/ou Sinal Verde, de André Luiz.

9. Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.

10. É completamente desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.


11. Servir, após a prece de encerramento, a água fluidificada.


12. Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos. Música: sim, se for do agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

2ª SEMANA ESPÍRITA DE RUSSAS DE 12 A 19 DE NOVEMBRO DE 2011

                                                   
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE EVENTO VOCÊS VERÃO AQUI NO BLOG.E SE DESEJAREM PODEM NOS VISITAR NO NOSSO CENTRO ESPÍRITA "NÚCLEO ESPÍRITA CASA DA PAZ", QUE FICA NA RUA DR JOSÉ MARTINS DE SANTIAGO,1248-CATUMBELA.
OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA CASA, VOCÊS ENCONTRAM  AO LADO.


   
“De todos os institutos sociais existentes na Terra, a família é o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida”.
                                               (Emmanuel)


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARTICIPEM!!!

ESSE ANO, O TEMA ESCOLHIDO PARA A "2ª SER" É FAMÍLIA.A MAIS PERFEITA INSTITUIÇÃO POIS, FOI CRIADA POR DEUS,UM POUCO MAL ADMINISTRADA PELO HOMEM.NÓS CONVIDAMOS  TODOS A SE FAZEREM PRESENTES, NESSE EVENTO, ONDE A TEMÁTICA SERÁ VISTA SOB VÁRIOS ASPECTOS.


               


    Família e Vida

    Família é o ponto de encontro,
    Que a vida, em si, nos oferta,
    Para a conta viva e certa
    Do que se tem a fazer;
    Às vezes, indica empresas
    De amor, renúncia e talento,
    De outras, é o pagamento
    De débitos a vencer.

    No lar, ressurgem afetos,
    Dedicações incontidas,
    Riquezas em luz de outras vidas
    No tempo, a se recompor;
    Mas também, dentro de casa,
    É que o ódio de outras eras,
    Abre feridas austeras,
    Reconduzindo ao amor.
    Vemos pais largando os filhos
    Com desprezo e indiferença,
    E os filhos em turba imensa
    Combatendo os próprios pais,
    Parentes contra parentes,
    Lembrando aversões em brasa,
    Unidos na mesma casa
    Sob direitos iguais.

    Se sofrimento em família
    É o quadro em que te renovas,
    Tolera farpas e provas,
    Aceitando-as, tais quais são!...
    Não fujas!...Suporta e avança!...
    Seja tolerância, aonde vás,
    Segurança pede paz
    E a paz é luz do perdão.
    (MARIA DOLORES)

Todos nós precisamos - Cura real




Amigos, vejam que maravilha esse texto que nos alerta para uma mudança verdadeira, uma reforma íntima, se quisermos melhorar nossa qualidade de vida. 




 

Cura real 

 Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que 
a causa da enfermidade seja também extinta. 
A cura real somente acontece do interior para o exterior ..... 

  
- Sim, diga a seu médico que vc tem 
dor no peito, mas diga tb que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia. 
- Conte a seu médico que vc tem 
azia, mas descubra o motivo pelo qual você, com seu gênio, aumenta a produção de ácidos no estômago. 
- Relate que vc tem 
diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer tb que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações
- Mencione que vc sofre de
 enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso. 
- Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido 
da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo. 
  
Não querem mudar de vida.   
- Procuram a cura de um
 câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa. 
- Pretendem a 
desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela  agressividade. 
- Almejam a cura de 
problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência. 
- Pedem a solução para a 
depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas. 
- Suplicam auxílio para os problemas de
 tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressarem suas legítimas necessidades. 
- Imploram a cura de um 
nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado. 
- Clamam pela intercessão divina, porém permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de si mesmos. 

Deus nos fala através de mil modos; a enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que
 está faltando mais amor e harmonia em sua vida. 
Toda cura é sempre  uma autocura e o Evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam  por dentro. Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição. 
  
Quando nos decidiremos? 

  
Livro: O Médico Jesus 
          José Carlos De Lucca
-- 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O FILME DOS ESPIRITOS


                                        Mais um belíssimo filme espírita nos cinemas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


 
 
"O Espiritismo não descobriu nem inventou os Espíritos, como não descobriu o mundo espiritual, no qual se acreditou em todos os tempos; todavia, ele o prova por fatos materiais e o apresenta em sua verdadeira luz, desembaraçando-o dos preconceitos e idéias supersticiosas, filhos da dúvida e da incredulidade."
ALLAN KARDEC
(Do livro "O Que É O Espiritismo", cap. II, edição IDE)
 

 





 
PROGRAMAÇÃO
                                                                                                                 

Sábado , 12 de novembro de 2011
ABERTURA
II Semana Espírita de Russas – SER
Edí Carlos Rebouças de Oliveira
Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espírita
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
EXIBIÇÃO DE FILME
Histórico da Capaz
Ieda
Trabalhadora do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h10
PALESTRA DE ABERTURA
“Família! Aperte mais esse Laço”
Nonato Albuquerque
Palestrante Espírita do Ceará / Fortaleza
19h30
Domingo, 13 de novembro de 2011
OFICINA
Amor e Paz desde 2002
Ieda
Trabalhadora do Núcleo Espírita Casa da Paz
9h
FEIRA DE LIVROS E CINEBEM
Feira de livros espíritas e exibição do Filme “As mães de Chico” na praça do Estudante
Ana Cristina, Teresinha e Gerardo Bernardo Filho
Trabalhadores do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
Segunda, 14 de novembro de 2011
PALESTRA
“Família e o Amor Universal”
Fátima Roberto
Palestrante Espírita do Ceará / Russas
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
Terça, 15 de novembro de 2011
PALESTRA
“Família: Ela continua após a Morte?”
Edí Carlos Rebouças de Oliveira
Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
Quarta, 16 de novembro de 2011
APRESENTAÇÃO TEATRAL
“Viva e deixe viver!”
Mirna Rafaela
Coord. do Grupo de Evangelização de Jovens da CAPAZ
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
NOITE DA FAMÍLIA
Darlene Nogueira
Vice Presidente da EIJ do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h10
Quinta, 17 de novembro de 2011
PALESTRA
“Evangelho no Lar: Acenda essa luz em sua Casa”
Sandia Garcia Teobaldo
Palestrante Espírita do Ceará / Aracati
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
Sexta, 18 de novembro de 2011
PALESTRA
Reencarnação e o esquecimento do passado na construção do amor familiar
Expedito Jr.
Palestrante Espírita do Ceará / Limoeiro do Norte
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina e Teresinha
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
Sábado, 19 de novembro de 2011
APRESENTAÇÃO TEATRAL
“Viva e deixe viver!”
Mirna Rafaela
Coord. do Grupo de Evangelização de Jovens da CAPAZ
19h
FEIRA DE LIVROS
Feira de livros espíritas
Ana Cristina
Trabalhadoras do Núcleo Espírita Casa da Paz
19h
PALESTRA
“O Melhor é Viver em Família”
Jorge Fontelles
Palestrante Espírita do Ceará / Fortaleza
19h10
Domingo, 20 de novembro de 2011
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Grupo Semeadores do Amor
Elbia Brito
Vice Presidente da Sociedade Espírita Nosso Lar de Quixeré
9h
ABERTURA
Seminário “A Visão Espírita da Família”
Edí Carlos Rebouças de Oliveira
Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo Espírita Casa da Paz
9h15
SEMINÁRIO
“A Visão Espírita da Família”
Jorge Fontelles
Palestrante Espírita do Ceará / Fortaleza
9h30
ENCERRAMENTO
II Semana Espírita de Russas – SER
Josafá Fernandes
Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo Espírita Casa da Paz
11h